O que é?
Os primeiros registros de atividade elétrica cardíaca foram obtidos por Augustus D. Waller em 1887 utilizando um eletrômetro de capilaridade. No ano de 1902 Willen Einthoven fez relatos importantes sobre a atividade elétrica cardíaca com o galvanômetro de corda. Einthoven desenvolveu o sistema triaxial bipolar e nomeou as ondas em P, Q, R, S, T. Outra evolução do eletrocardiograma foi a integração das derivações unipolares, sistema desenvolvido por Franck N. Wilson.
Como funciona?
O eletrocardiograma registra as varições elétricas que ocorrem no coração durante seu ciclo de trabalho, elas podem ser avaliadas com o eletrocardiograma que capta o sinal elétrico com o uso de eletrodos aderidos a pontos específicos do paciente.
Para que é indicado?
O exame é indicado para avaliações pré-anestésicas, pacientes com síncopes (desmaios), cardiopatas, cães com risco de ter cardiomiopatia arritmogênica dentre outros.Atualmente os registro eletrocardiográficos são obtidos na forma digital e também é possível realizar um registro de longa duração conhecido como holter, no qual é possível gravar até 120 horas contínuas.
Willen Einthoven e o primeiro eletrocardiógrafo construido. Repare nas bacias de água elas continham salmoura e funcionavam como eletrodos.