O que é a síncope ou desmaio?
Em algumas situações os animais com doenças cardíacas podem perder a consciência devido ao não atendimento das demandas metabólicas do sistema nervoso central.
Como posso reconhecer um desmaio em meu cão ou gato?
Isso pode ocasionar uma alteração parcial ou completa do estado de consciência. Isso pode ocasionar quedas parado ou em marcha, andar cambaleante, vocalizações, não responsividade aos chamados do dono, micção (urinar) dentre outros.
Causas de desmaios nos pets
Hipertensão pulmonar
É quando o leito vascular pulmonar apresenta maior resistência ao fluxo sanguíneo e a quantidade de sangue que passa por ele diminuí, reduzindo a quantidade de troca gasosa que acontece nos capilares pulmonares dos alvéolos. Para saber a condição da pressão arterial pulmonar nos cães e gatos utilizamos a ecocardiografia.
Baixo débito
Em algumas situações a contração do coração não é realizada adequadamente e a o volume de sangue ejetado acaba diminuído e sendo insuficiente para manter a pressão arterial sistêmica. Para saber a condição do débito cardíaco nos cães e gatos utilizamos a ecocardiografia.
Arritmias
As arritmias podem influenciar de duas maneiras, acelerando demais o coração e não permitindo que ele reencha de sangue antes de se contrair novamente. Uma segunda maneira é desacelerando o ritmo, algumas vezes ficando segundos sem bater, neste caso quanto maior o tempo parado maior a chance de síncope (desmaio). Esse tipo de alteração nos cães e nos gatos é melhor avaliado pelo eletrocardiografia ou pela monitoração com holter.