A expectativa de vida dos pets com doença cardíaca

É comum que os proprietários de animais que tenham doenças do coração se perguntem sobre quanto tempo a mais de vida o seu animal pode viver e como prolongar a expectativa de vida do pet.

Mas então qual é a expectativa de vida do meu pet?

É difícil predizer até quando um paciente estará vivo pois normalmente existem outros fatores como estilo de vida e comorbidades crônicas e agudas que podem influenciar na longevidade do seu pet.

Esse fato pode ser influenciado também pelo grau da doença cardíaca que afeta o pet no momento do diagnóstico. Sendo influenciado também por qual tipo de terapia é adotada e do controle efetuado após o diagnóstico inicial da doença.

O mais importante é sempre tentar disponibilizar as melhores condições possíveis para prolongar a vida do seu pet com doença cardíaca.

Alimentação adequada também é importante para os idosos. As rações comumente são chamadas de “sênior” quando são direcionadas ao animais mais idosos, normalmente acima dos 7 anos. Existem também as rações medicamentosas para cardiopatas caso seja recomendado pelo veterinário.

Outros fatores que afetam expectativa de vida dos pets são a manutenção da hidratação adequada, a vacinação contra doenças infectocontagiosas, controle de ectoparasitas, proteção contra altas ou baixas temperaturas e exercícios regulares podem ajudar a prolongar a vida do seu animal.

Os check-ups com regularidade ajudam a fornecer informações valiosas sobre o estado do coração e suas necessidades naquele momento. Isso é fundamental para manter a terapia para a doença atualizada e assim aumentar expectativa de vida dos pets.

Meu pet terá que tomar medicações para o coração todo dia?

As medicações devem sempre serem dadas da maneira recomendada evitando-se dosagens extras ou pular o horário correto da medicação. Mesmo durante viagens o na ausência dos proprietários a medicação deve ser continuada a fim de se garantir a estabilidade do paciente.
Invariavelmente com a progressão da doença uma nova terapia será indicada pelo cardiologista para otimizar a hemodinâmica do paciente e fazer com que ele se sinta melhor e assim eu menti sua expectativa de vida, por isso é importante visitar o veterinário cardiologista regularmente.