(41) 9 9100 - 0066

Dr. Julio P. dos Santos | Cardiologia e Ultrassonografia Veterinária

A alimentação do pet com doença cardíaca



Meu animal precisa de alimentação especial?

Depois de diagnosticada a doença cardíaca por meio dos exames de imagem como eletrocardiografia e a ecocardiografia pode ser necessário readequar a dieta do paciente para aumentar sua sobrevida.

O paciente pode ou não necessitar de dieta especial para garantir um estado mais equilibrado e ter menos sinais clínicos. Isso vai depender do grau de doença cardíaca, conforme a saúde cardíaca do paciente piora aumenta a recomendação do uso de dietas específicas para cardiopatas.


Existem rações especiais para animais com doença cardíaca?

Diferentes empresas disponibilizam rações especiais, chamadas de rações medicamentosas, dentre as quais podem ser encontradas formulações para pacientes com doenças cardíacas. Suas formulações costumam ser altamente restritas em Sódio (Na) e conter suplementos para o coração como Omega-3, Taurina ou L-Carnitina.


Se ele não gostar da ração pode emagrecer?

É importante lembrar que o paciente deve se adaptar ao novo alimento e comer adequadamente para manter o escore corporal em nível intermediário, tomando cuidado especial para a perda de peso que pode levar a caquexia cardíaca e a piorar as condições de funcionamento do coração.


Posso dar comida caseira para meu animal?

Muitas vezes os paciente necessita da dieta mas não se adapta bem as formulações comerciais medicamentosas. Para alguns animais somente a comida caseira é atrativa para fazer-los comer o suficiente para manter o escore corporal adequado. Nesses casos as dietas caseiras podem ser adotadas desde que sejam livres do uso de sal de cozinha, devido a sódio em sua composição. Essas dietas devem serem prescritas por um veterinário.